O rosal silvestre é um arbusto perene que se reproduz especialmente nas margens de ribeiros e nas clareiras dos bosques.
As imagens foram captadas na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, região da Golegã e de Torres Novas.
Preceito de Colheita de Pétalas
A rosa silvestre quando o fruto começa a despontar solta sequencialmente as suas pétalas. A recolha das delicadas pétalas favorece o desenvolvimento do fruto e permite o bom aproveitamento das suas propriedades.
Após a colheita coloco as pétalas num cesto de vime revestido com o pano de linho. Assim aconchegadas, protegidas da luz e de eventual contaminação mantêm a vitalidade aproximadamente 5 horas.
Seguem-se imagens dos frutos.
Os frutos ao atingirem a maturação apresentam uma cor alaranja ou vermelha segundo a variedade, sendo a cor uniforme sinal da otimização das suas qualidades, nomeadamente a condição alcalina.
Preceito de Colheita dos Frutos
Os frutos ao atingirem a maturação apresenta uma cor alaranja ou vermelha segundo a variedade, sendo nessa fase que otimizam as suas qualidades, particularmente a condição alcalina.
Corta-se cada fruto pelo pedúnculo.
Após a colheita coloco-os num cesto revestido com um pano. Assim acomodado e protegidos do luz mantêm a vitalidade cerca de 5 dias.